AÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Restaurante Escola São Paulo - arqto. Ricardo Caruana, 2004
 O Restaurante Escola São Paulo funciona desde 2004 e forma 60 alunos por semestre; o projeto é direcionado à formação de adolescentes proveninetes de meios menos favorecidos que recebem formação em gastronomia (ajudantes de cozinha e padaria) e atendimento ao público (garçons e barmen) e que são encaminhados ao mercado hoteleiro.

Projetada sobre a cobertura protendida do estacionamento da Câmara de Vereadores de São Paulo, a área do restaurante, de 1300 m2, teria que ser concebida de forma a minimizar os pontos de apoio sobre a laje. A solução adotada pelo autor do projeto, o arquiteto Ricardo Caruana, foi a de uma manta tensionada apoiada sobre dois pilares de eucalipto, de 15 m de altura, com as divisões internas executadas com ecoplacas, executadas a partir de materiais reciclados. A concepção arquitetônica favoreceu a iluminação e ventilação natural, proporcionando conforto aos usuários e reduzindo drasticamente os custos com eletricidade.

O programa é sustentatado em 80% pela renda gerada pelo próprio retaurante e em 20% pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social.